terça-feira, novembro 08, 2005

É para me sentar melhor

A minha sobrinha perguntou-me: "Ó tia, por que é que tens o rabo tão grande?". Eu só lhe pude responder, qual lobo mau disfarçado de avozinha, "É para me sentar melhor".

A preocupação das pessoas com o tamanho do rabo dos outros está a tomar proporções desesperantes. É que parece que estão preocupados com o facto de eu me poder sentar em cima deles. Ou com o poder ocupar o espaço que lhes está reservado. Bem, há quem o faça, mas eu, por enquanto, ainda caibo numa normal cadeira de cinema ou de avião, ou até me sento no chão para não ocupar muito espaço no sofá.

Mas o que é realmente preocupante é que isso comece quando o menino torce o pepino. As crianças já são educadas para discriminar os gordos. Aliás, a palavra gordo é hoje utilizada com o mesmo desprezo com que era, há muitos anos atrás, a palavra preto. E as crianças, que já vão aprendendo que os africanos são nossos irmãos, apenas mais escuros, aprendem agora a ser racistas de outra forma.

Como a minha sobrinha, mas dessa trato eu.

(escrito em 22·09·03)

1 Comentários:

At 2:38 da tarde, Blogger Inês said...

Tenho 26 anos e ainda me deixo intimidar pelas crianças. Não metem medo? A mim sim. São tão... verdadeiras...

A futilidade do fisíco é imposta pelos pais, e outros adultos, e pela tv/ internet. Conheço crianças de 5 anos de põem creme para a celulite e não comem chupas.

Depois queixam-se da anorexia/ bulimia e eu queixo-me da falta de profundidade do pensamento desta geração futura.

 

Enviar um comentário

<< Home