terça-feira, novembro 08, 2005

O sexo faz mal a garganta

— Porquê?
— Porque sim.
— Porque sim não é resposta.
— Ora, porque toda a gente sabe que o sexo faz mal à garganta.
— Mas onde é que viste isso?
— Em lado nenhum, toda a gente sabe.
— Mas quem é toda a gente? Dá-me um nome. Quem é que te disse isso?
— Ouvi dizer.
— Mas a quem?
— Olha, sei lá, ouvi dizer. E toda a gente sabe que sim.
— Mas toda a gente é muito vago. E o meu médico até disse que era bom para a saúde. Acho muito estranho. Onde é que isso está escrito? Eu quero ver isso no papel…
— Para quê? Toda a gente sabe. Esses médicos são doidos…
— Pronto, deixa lá.

Não se assustem. Nada disto é verdade e a conversa não foi esta. Mais uma vez, rondou o tema engordar. E basta substituir o sexo por café e o faz mal à garganta por engorda para termos mais um tratado de sabedoria popular, em que ninguém sabe por quê nem como mas toda a gente sabe que sim.

Não há nada que me irrite mais que ouvir dizer: “Toda a gente sabe”. Que eu saiba, eu faço parte de toda a gente e custa-me estar completamente a leste de uma informação tão importante. E o que me irrita ainda mais é o facto de muito poucos dessa gente toda serem capazes de duvidar, de pesquisar, de pegar num livro para terem mesmo a certeza do que dizem. Limitam-se a tomar como garantido o que ouviram dizer sabe-se lá onde e enche m-se de importância a transmitir esses tão valiosos conhecimentos.

Para além do café, o pão também engorda imenso. Não são a manteiga, o chouriço, o queijo, a marmelada, a banana com açúcar que se põe dentro de um alimento tão básico. Não senhor, o pão é que engorda. Assim como a água. Toda a gente sabe.

(escrito em 27·11·03)

1 Comentários:

At 2:47 da manhã, Blogger continuando assim... said...

e toda a gente sabe.....

que ninguém é toda a gente

gostei do blog

parabens

teresa

 

Enviar um comentário

<< Home